Antes de ler este artigo, pare e pense: o que você acredita ser o maior veneno para seu cérebro? Vou te dar um tempinho para pensar…..
A ROTINA!
Estamos todos os dias trabalhando nossa mente, fazendo uma série de coisas e sem que possamos perceber, caímos naquilo que chamamos de ROTINA.
Sim! O maior VENENO para nosso cérebro é a R O T I N A.
Mas, porque a rotina nos faz tanto mal ao cérebro?
Quando nascemos, aprendemos MUITAS COISAS a cada segundo: comer, andar, falar, ler, escrever, entre outras coisas importantes. Tudo isso é novidade para o cérebro, que fica ativo e receptivo à tudo o que absorve.
Assim, nossos neurônios estão com suas conexões muitíssimo ativas.
Depois, vamos para a escola e para a faculdade, absorvendo conhecimentos diversos , e nosso cérebro está a todo tempo recebendo novidades, variedades e desafios crescentes.
Ótimo, assim ele não para nenhum momento! Estamos adquirindo intelecto!
Logo em seguida, ou às vezes concomitantemente com os estudos, começamos a trabalhar…
Então, nosso cérebro continua ativo, recebendo várias informações novas, criando, planejando, acrescentando conhecimento intelectual sem percebemos.
E nossos neurônios continuam fazendo milhares de conexões, que nos ajudam a manter a saúde mental.
O tempo passa e com ele vamos desacelerando nossas atividades, chegando enfim à aposentadoria e com ela o terrível declínio intelectual, onde paramos de usar tanto o nosso cérebro como utilizávamos antes.
Passamos então a realizar várias tarefas que foram aprendidas durante a vida de forma automática e sem percebermos (como por exemplo – dirigir).
Isso faz com que o cérebro não crie novas conexões neurais, pois ele já sabe o que deve fazer e está acostumado com aquela tarefa, fazendo-a como já aprendeu no passado.
Isso caracteriza a ROTINA, e com ela não há estímulo dos neurônios, consequentemente o cérebro não cria novas sinapses (relações neurais), pois já tem a resposta para a atividade que vai realizar.
Por isso precisamos da GINÁSTICA CEREBRAL! Para tirar o cérebro da ROTINA!
Desta forma, acrescentamos novos conhecimentos e desafios crescentes, o que mantém o cérebro em movimento constante e adquirindo novos intelectos, ativando novamente nossos neurônios.
Só assim o cérebro cria novas sinapses.
Comece agora sua prática de exercícios para o cérebro.
Neste site você encontrará vários exercícios que poderá fazer sozinho e perceberá que com a prática diária, você ficará mais ativo, independente, melhorando a autoestima e a independência.
Muito bom este texto. Precisamos dar atenção equilibrada para nosso corpo físico e para nosso espírito.
Sem dúvida, o equilíbrio é fundamental em tudo o que nos propomos.
Agradecemos sua visita no site, e que nosso conteúdo seja proveitoso e reflexivo.
Interessante! Vou ler seu artigo…..depois comentarei.Gratidão!
Que ele possa acrescentar algo reflexivo. Agradecemos sua visita no site.
Ótimo texto….ótima reflexão…..de fato precisamos nos cuidar mais…nos perceber mais…???
Rosely, você tem toda razão, e muitas vezes podemos fazer isso com pequenas atitudes e gestos simples. Felicidades!
Olá Rizya, é verdade o que você afirma, sem dúvida! A meditação deveria ser percebida como uma forma de nutrir nosso espírito, assim como os alimentos mantém nosso corpo físico. Agradecido!