Continuando esta série de exercícios práticos, veremos agora o seguinte assunto:

Máxima 6: Considere todas as pessoas como irmãos e trate-as de acordo.

Consideremos que tudo neste Universo tem origem na mesma Fonte. Portanto os seres humanos estão ligados pelo mesmo vínculo de fraternidade. Isto é, são aparentados entre si.

Porém, nossos próprios pensamentos e ações causaram certos efeitos. Nos transformaram de irmãos e amigos em estranhos.

Os nossos sentimentos de egoísmo fizeram com que nos sentíssemos como alienígenas. Esses sentimentos separativos devem ser removidos. Isso se quisermos que as relações fraternais sejam reavivadas. Vejamos uma família cujo número de membros aumenta. Irmãos e parentes se afastam cada vez mais devido ao tempo e à distância. A fraternidade, comum a todos, desaparece da esfera do pensamento.

O amor…

Apenas a forma sólida é que passa a ser amada, pois continua aparente. No entanto esse amor encerra um sentimento latente de animosidade. Quando essa corrente de pensamento começa a se instalar afeta o amor adversamente. Fazendo com que as pessoas se isolem umas das outras. Esse processo contribui para a formação de nossa rede individual.

Assim, perdemos a consciência das correntes que circulam em cada ser.  Essas correntes aparecem no homem sob a forma de sentimentos. E uma manifestação deles é o amor sublime, sutil, desapegado do aspecto apenas material.

Destruir a rede individual leva a uma adesão mais estreita ao vínculo da fraternidade. Que conduz à associação mútua e a uma união maior. Assegurando portanto mais paz e contentamento para todos. Assim, o caminho para a Realização (retorno à nossa Origem) se tornará mais fácil. Pois este mundo é o reflexo do outro mundo. Podemos modificar para melhor a camada do Universo onde nos situamos. Sucessivamente as camadas superiores, até à mais elevada, serão purificadas. Ficarão cada mais simples e naturais, facilitando nossa vida aqui e no outro mundo.

Como fazer isso?

Resposta: deveríamos amar os outros incondicionalmente. Assim, ao caminharmos de volta para a Origem, deixaremos este mundo muito melhor.

(adaptado do texto do livro Comentário sobre Dez Máximas).

Referências: Comentário sobre Dez Máximas – Ram Chandra (Babuji)

Palestras sobre como melhorar a prática da meditação – Kamlesh D. Patel (Daaji)

                        www.heartfulness.org

Você encontrará neste blog várias informações sobre exercícios práticos de Meditação. Quais são suas técnicas, como praticar e verificar pessoalmente como elas podem melhorar tua qualidade de vida.  

Acompanhe nossas postagens e viva muito melhor! Compartilhe com amigos e familiares.

 José Luis Cardieri

(instrutor de Meditação Heartfulness)