Formas comprovadas de melhorar a memória

É hora de turbinar seu cérebro para não esquecer mais nada.

O cérebro é um órgão bastante adaptável. Ele é capaz de se reorganizar, distribuindo funções novamente entre suas áreas, mesmo em situações extremas. Tudo para manter o bom funcionamento cognitivo de nosso organismo.

“Memorizar bem não é necessariamente memorizar mais, mas sim memorizar melhor”. Por isso, para elevar essa função cognitiva a sua capacidade máxima é preciso empenho. “Organizar a informação com eficiência e velocidade, conseguir extrair a essência e evitar aspectos irrelevantes de determinadas vivências, aumenta o rendimento na educação, sem brancos, confusões ou perdas constrangedoras.

Todo mundo consegue melhorar, mas precisa se dedicar, alterar hábitos de vida e estabelecer novas rotinas cognitivas. Por isso, é possível dar uma força ao processo cognitivo a fim de ter uma memória mais eficiente, seguindo alguns cuidados:

Alimentação

Somente a ingestão de vitaminas não garante uma memória perfeita. no entanto, a deficiência de algumas substâncias afeta o bom funcionamento do cérebro.

Treino cognitivo

Uma pesquisa realizada pelo departamento de Neurologia e Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, conseguiu melhorar a memória de pacientes que passaram por resseção do lobo frontal esquerdo. Essa área do cérebro é responsável pela codificação e recordação de novas informações, e por isso, os pacientes apresentavam uma dificuldade de memorização. Após treino cognitivo, os resultados surpreenderam positivamente os pesquisadores, pois a melhora na memória foi significativa.

Aposte na meditação

“Tratamentos alternativos podem contribuir com a melhoria da qualidade de vida”. Quem ainda não tem problemas com perda de memória pode apostar na meditação para melhorar a atenção e reduzir o estresse, que acabam resultando em uma memória mais eficiente.

Leitura : exercício completo

Uma das maneiras mais poderosas de melhorar o funcionamento cognitivo é através da leitura. Além das informações adquiridas, ela gera uma atividade mental em várias áreas do cérebro, que precisam funcionar harmoniosamente para gerar compreensão.

Estudo consciente

Aprender coisas novas e tentar executar as mesmas funções de uma maneira diferente é uma forma de estimular o bom funcionamento cognitivo. “O trabalho de facilitação de memorização visa sempre desligar um pouco o piloto automático e tomar as rédeas do processo, criando links associativos, fazendo analogias, amplificando e diferenciando o estímulo em questão, avisando o cérebro da importância de memorizar e estabelecendo caminhos para propiciar uma evocação facilitada”.

Soneca poderosa

Aprendemos que o sono é fundamental para o processamento da memória e fixação das memórias de longo prazo. Porém, dormir bem durante a noite não é a única forma do sono ajudar na fixação de memórias. Um estudo feito na Alemanha, revelou que tirar sonecas de até uma hora após um intenso processo de aprendizado pode melhorar a fixação das informações.

Corpo são, mente sã

Praticar exercícios físicos regularmente colabora para a saúde geral do indivíduo. Hábitos saudáveis estão relacionados ao melhor funcionamento da memória.

Isso pode se dar por vários motivos. Um deles é que pessoas que têm o costume de exercitar costumam dormir melhor, facilitando a fixação das memórias. A prática de exercícios também reduz o estresse e melhora o humor, o que colabora para memorização. Além disso, vários estudos mostram relações entre uma rotina saudável e não sedentária e melhores desempenhos cognitivos.

Preste mais atenção

Não tem jeito: quem não quer esquecer uma informação ou algum momento precisa prestar atenção.: “Para guardar informações importantes é necessário parar, prestar atenção, compreender e repetir. Esse processo aumenta a eficiência de nossa memória”.

Referência: Revista Mistérios da Memória nº1