Dando continuidade a esta série de exercícios práticos, vamos abordar o próximo passo.

Máxima 4: Seja natural e simples, idêntico à Natureza.

A simplicidade é a própria essência da Natureza, conforme explica o professor Ram Chandra (Babuji).

Por desígnio de Deus, em dado momento as forças latentes do Universo começaram a se organizar, assim, no começo dos tempos, as coisas foram se estruturando.

Surgiu tudo aquilo que nos cerca, até hoje, desde as mais simples até as mais complexas. O que nossos sentidos identificam como energias, seres inanimados, seres animados e o próprio ser humano.

No princípio todas as coisas eram simples, porém o ser humano foi criando paralelamente aos projetos Divinos.

Até por uma questão de auto-identificação e sobrevivência, esse pequeno universo próprio foi ficando cada vez mais complexo, usando a mesma força divina que o criou, mas de forma inversa, divergente.  Uma realidade ilusória.

Nesse universo próprio, o homem, na sua vida diária comum, se envolve em uma espécie de rede, que vai obscurecendo a Luz original da qual ele proveio, ou seja, a rede das ilusões (tanto mentais como materiais).

Esse fato o distancia sempre mais da Natureza e da Realidade (Deus), ao invés de viver na simplicidade, ele vai mergulhando em complexidades.

Dentro desse quadro, ele sente, no fundo, uma certa angústia interna, a qual é externada por fortes desejos.

Se afirmar, ter poderes, enriquecer, ter fama, satisfazer qualquer desejo, deixando em segundo plano as verdadeiras necessidades da Natureza,  tais como a sua manutenção e da família, saúde, segurança, educação, crescimento como pessoa etc.

A pessoa pode entender que sua passagem na Terra serve para aperfeiçoá-la, assim retornará à Realidade, à Origem, então deve se precaver contra tais armadilhas.

COMO SE LIVRAR DAS REDES PARA VOLTAR A SER SIMPLES

O melhor método é se aproximar de algum ser humano sincero, alguém que soube e conseguiu se livrar dos seus próprios emaranhados, daí então seguir suas orientações.

A procura por esse orientador deve ser intensa. É preciso uma vontade sólida e firme para vencer os obstáculos e mesmo um eventual desânimo nessa pesquisa.

Não há milagres nessa procura.  Abrindo o coração não se deixará enganar por outras ilusões. Pode demorar muito, mas isso é parte do processo. Seja persistente e não se deixe abater pelas dificuldades ou aparentes ‘fracassos’.

Convivendo com tal personalidade, o buscador também se encontrará. Aprenderá equilibrar espiritualidade com os aspectos materiais desta vida, caminhará na trilha da simplicidade da Natureza, confiando no coração, chegará ao Objetivo Supremo.

Referências: Comentário sobre Dez Máximas – Ram Chandra (Babuji)

Palestras sobre como melhorar a prática da meditação – Kamlesh D. Patel (Daaji)

www.heartfulness.org

Você encontrará neste blog várias informações sobre exercícios práticos de Meditação. Quais são suas técnicas, como praticar e verificar pessoalmente como elas podem melhorar tua qualidade de vida.  

Acompanhe nossas postagens e viva muito melhor! Compartilhe com amigos e familiares.

Por José Luis Cardieri