Como devemos nos cuidar no frio
Com o frio do inverno podemos registrar as temperaturas mais baixas. O que muita gente não sabe, é que também é uma estação perigosa para saúde, e por vários motivos.
Onde está o primeiro perigo – Para muitas pessoas é a estação mais elegante, em que podemos tirar do guarda-roupa casacos encostados por um longo tempo acumulando pó.
Os dias mais frios favorecem o contágio de doenças transmissíveis pelo ar. Dentre tantas, mais comumente conhecida a gripe e alergias.
Os mucos corporais encontrados nos orifícios do rosto são uma defesa para expulsar micro-organismos indesejados. Com o frio tendem a ficar mais espessos dificultando a ação de defesa. Se a pessoa estiver desidratada, reduz mais ainda a ação de proteção do corpo.
Outro motivo muito importante que acontece no frio é a diminuição da circulação sanguínea corporal (Vaso-Contrição). Isso acarreta em levar menos nutrientes e oxigênio para todo o corpo.
Pessoas que já sofrem algum problema circulatório correm mais riscos no frio. O frio pode levar desde a uma dificuldade de cicatrização, até ficar mais propício a uma isquemia.
Para diminuir os efeitos do frio, obviamente se aqueça, pratique atividade física para melhorar a circulação sanguínea, continue se alimentando bem, de preferência de 3 em 3 horas, para acelerar o metabolismo e beba muita água, já que é uma dificuldade das pessoas em dias com baixa temperatura.
Por Douglas de Souza