Praticando um método simples!

Fazendo um mergulho profundo em nosso Ser Interior

Rejuvenescer é diferente de meditar. Na meditação nossa mente fica em um estado de passividade. A atenção é direcionada a um único objeto e permanece aí. Assim se promove ou desenvolve a concentração.

No rejuvenescimento não há meditação. Há apenas a aplicação da força de vontade usada para remover as impressões. Isto é, densidões, impurezas, complexidades.

EXISTIRIAM IMPRESSÕES BOAS E RUINS?

Uma festa da família, um encontro com os amigos, um excelente negócio que fechamos. Estes são exemplos de fatos positivos ou boas impressões. Por que deveríamos nos desfazer da lembrança desses bons momentos? Aqui entra o conceito de apego e desapego.

As coisas do mundo material têm suas existências ligadas ao tempo. O que aconteceu há um minuto já é passado. E sobre ele não temos poder para modificar. Mas podem continuar presentes na nossa vida, nos impedindo de viver o aqui e agora. Não adianta querermos ‘reviver’ momentos agradáveis, pois o passado não retorna.

Mas a nostalgia desses momentos fazem perder o sentido do aqui e agora. Ficamos presos ao passado e a vida presente se torna frustrante. E o futuro, que já é algo incerto, se torna mais nebuloso. Portanto, as impressões de qualquer natureza devem ser eliminadas. Precisamos nos desapegar delas.  Mas, isso é diferente de relembrar momentos agradáveis com a ajuda de fotos, gravações, filmes etc.

Quanto às impressões ruins, também é inútil remoer algum fato passado.

Lembrar de alguma pessoa que alguma vez nos maltratou, digamos. Isso aconteceu no passado. Essa pessoa se modificou e já não é mais a mesma! Nós também já não somos mais os mesmos. Toda a vida mudou, se transformou. Mas se guardarmos rancor daquela pessoa, ou curtir aquele acontecimento, nada ganhamos. Perdemos boas oportunidades de avançar na vida.

O filósofo Heráclito afirmou que ninguém atravessa um rio duas vezes. A cada segundo esse rio se modifica, ainda que nossos sentidos não percebam. A água é outra, a temperatura se alterou, o fundo do rio já não é o mesmo. E na nossa vida, tudo se altera a cada segundo!

Quando chegamos a este mundo, ou seja, quando nascemos, nossa alma ainda é pura. Com o passar do tempo, vamos mudando. A convivência com os familiares, parentes, amigos, colegas etc. nos afetam. Somos influenciados por todo tipo de impressão.

Portanto, eliminar essas impressões pode ser comparado a um processo de rejuvenescimento.

 “O apego excessivo ao meio ambiente e às adjacências de natureza similar criam peso e densidão em nós”.

Shri Ram Chandra  (Babuji)

Referencia: Ram Chandra – Obras Completas – Vol.2 

Você encontrará neste blog várias informações sobre exercícios práticos de Meditação. Quais são suas técnicas, como praticar e verificar pessoalmente como elas podem melhorar sua qualidade de vida.  

Acompanhe nossas postagens e viva muito melhor! Compartilhe com amigos e familiares.

Por José Luis Cardieri