MEDITAÇÃO HEARTFULNESS – COMO PRATICAR

Nesta série de exercícios práticos, vamos abordar o seguinte passo:  (lembrando que para adotar mudanças leva-se tempo. Para serem absorvidas e não causarem choques, não podem ser efetuadas bruscamente. O objetivo a ser alcançado exige tempo, reflexão e paciência.)

Máxima 5: Seja autêntico. Considere os sofrimentos como bênçãos Divinas para o seu próprio bem e sinta-se grato.

Cultivamos o hábito da autenticidade para que as nossas ações e condutas possam estar em consonância com os procedimentos da Natureza. A lembrança permanente de Deus leva a pessoa aos deveres da devoção a Ele. Suas orientações para conduzi-la ao seu destino podem parecer rígidas e difíceis de serem cumpridas. Porém, no fundo, contém uma ternura que reflete o Seu amor. Atraem ainda mais, tornando-se agradáveis e trazendo alegria, quando a pessoa vislumbra o resultado que alcançará.

Encarando essas ‘repreensões’ mais despojadamente, veremos que assumem outro aspecto. São formas de experiências dolorosas que as pessoas designam por sofrimentos. Porém facilmente suportáveis por aquele que realmente ama. Aceitando-os com prazer, mesmo na sua forma mais grosseira.

Adquirindo esse estado, a tendência emocional subjacente os converte em estado de gratidão.  Isso indica que a pessoa os recebeu muito bem. Então fica feliz porque veio de alguém que o ama no mais puro e sutil significado. Ou seja, o Ser Divino.

“Não se obtém a felicidade sem passar pelos sofrimentos”, diz um antigo poema. Eles levam à felicidade completa, na qual a pessoa subsiste, após praticar suficientemente. O poder gerado pelo hábito da paciência ajuda muito na busca desse estado de felicidade.

O sofrimento é uma chama que aquece o coração, iluminando o caminho que conduz a ela. Sofrimentos físicos, emocionais, de natureza pessoal e social – todos devem ser vistos como provas para o fortalecimento da vontade de progredir e evoluir.

Portanto, é recomendável a prática da paciência, a aceitação dos sofrimentos e a confiança no Poder Divino. Que é sutil, uma força sem força, mas que nos conduz á autêntica Realidade.

(adaptado do texto do livro Comentário sobre Dez Máximas).

 Referências: Comentário sobre Dez Máximas – Ram Chandra (Babuji)

                        Palestras sobre como melhorar a prática da meditação – Kamlesh D. Patel (Daaji)

                        www.heartfulness.org

Você encontrará neste blog várias informações sobre exercícios práticos de Meditação. Quais são suas técnicas, como praticar e verificar pessoalmente como elas podem melhorar tua qualidade de vida.  

Acompanhe nossas postagens e viva muito melhor! Compartilhe com amigos e familiares.

Por José Luis Cardieri

(instrutor de Meditação Heartfulness)