Aveia
Aveia é um ótimo alimento pois é rico em fibras solúveis, que auxiliam no emagrecimento e saúde do corpo.
Diminui a saciedade e ajuda no bom funcionamento do transito do aparelho digestivo.
Aveia também é rica em minerais, fósforo, manganês, cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco. Eles são muito importantes para o funcionamento do corpo e promoção da saúde.
Como toda fibra solúvel, a aveia deve ser consumida em uma quantidade significativa de água para criar uma espécie de gel.
Dessa forma dificulta a absorção de gorduras e carboidratos que facilitam o emagrecimento.
Também ajudam o funcionamento do transito intestinal, para evitar problemas como Prisão de ventre e Diverticulite.
A quantidade de aveia ingerida diariamente é individual, mas em média para ter os benefícios prometidos o consumo é baixo, cerca de duas colheres de sopa.
Açúcar
O Açúcar é um carboidrato que é encontrado em diversos alimentos. Mas aqui vou me restringir a citar apenas o açúcar de mesa, que acrescentamos nas preparações.
Ao ingerir açúcar, sentimos uma sensação de prazer, por isso é tão viciante.
Isso ocorre porque este alimento ajuda nas conexões nervosas do cérebro. Até porque, nosso cérebro, só se alimenta de carboidrato.
A incidência de problemas relacionados ao excesso de açúcar na alimentação cresce, facilitando engordar e levando principalmente ao Diabetes tipo 2.
É a doença relacionada mais perigosa!
Entretanto, é possível consumir o produto sem trazer riscos à saúde.
O mais importante é não consumir em excesso, sem esquecer que o açúcar pode ser encontrado em biscoitos, chocolates, doces, sorvetes, bolos, etc.
Para quem já é diabético, o controle sobre o açúcar deve ser bem maior.
O açúcar mascavo é o que sofre menos processo de refinamento e contém mais fibras, além de manter alguns minerais, como potássio, cálcio e magnésio.
Demerara
O Açúcar Demerara é bem parecido com o mascavo, mas passa por um processo leve derefinamento, mantendo em menor quantidade as propriedades se comparado ao mascavo.
Refinado
Açúcar refinado é o que sofre maior refinamento, perdendo maior parte das fibras e minerais, sendo esse que deve ser mais evitado.