Atividade física
Cada vez mais os estudos mostram os benefícios dos exercícios físicos para a saúde do corpo e da mente.
Se tratando da mente, com o envelhecimento da população, aumenta os relatos de comprometimento cognitivo como linguagem, planejamento motor e resolução de problemas.
Exercícios físicos como caminhada, musculação, natação entre outros, tem se mostrado grande aliado na melhora cognitiva de idosos e diminuição da ocorrência de demência.
Um estudo realizado no Hospital das Clínicas de São Paulo usou o treinamento com pesos em um grupo de idosos, e outro grupo controle que não fez nenhum trabalho.
O estudo foi realizado por nove meses. Os números apontam a melhora significativa da capacidade cognitiva dos idosos que praticaram o treinamento de força em relação ao grupo controle.
Os motivos da melhora cognitiva através dos exercícios são os efeitos fisiológicos.
Como: melhora da irrigação/circulação sanguínea cerebral, conexões nervosas, força muscular, mas também a interação social entre os participantes.
Arrume um tempo para cuidar da saúde, ou será obrigado a ter tempo para cuidar da doença.
Por: Douglas de Souza
http://www.treinamentoresistido.com.br/tr/Pages/Articles/Article.aspx?id=416&mode=2
Concordo e sou adepta a atividades físicas há mais ou menos 15 anos, passei por cirurgia de ruptura de calcâneo e sou mais ativa ainda, superando dificuldades. Parabéns pelo estudo e vamos continuar, a vida é maravilhosa bjs.
Felicidades Silvana!
Muito bem Silvana! Quanto mais ativa for, mais saúde terá para superar os desafios. Continue assim! Bjs
Depois de adiar por muito tempo, decidi começar a fazer exercícios físicos, com orientação de profissionais. O resultado ficou bastante evidente: maior bem estar corporal, desenvolvimento de potenciais criativos (pricipalmente redação), mais disposição geral.
Olá José Luis, parabéns por ingressar nos exercícios. Quando bem orientado, os resultados sempre são muito bons.
Continue assim!