A desidratação não é novidade para as pessoas, ainda assim, crescem os casos de desidratação, principalmente em idosos .

Por conta do stress do dia-a-dia, muitas vezes esquecemos de tomar água, além de muitas vezes não termos tempo para uma boa refeição.

Saiba agora dos problemas causados pela desidratação.

A água tem que ser consumida o ano todo, principalmente nas estações mais quentes., no calor há a perda de líquidos pelo suor, por isso devemos repor os líquidos que perdemos. No frio, porém, devemos também consumir bastante agua, pois o ar mais frio e o tempo seco nos retiram os líquidos.

Nosso corpo tem uma média de 70% de água, uma pessoa de 90 anos tem em média de 60% de água no corpo ou menos, tendo mais facilidade de desidratar. Ao envelhecer sentimos menos sede, o que proporciona maior chance de desidratação.

Problemas que a falta de água ocasiona.

A desidratação começa ocasionando dor de cabeça, que geralmente ignoramos, a facilidade em obter viroses e/ou doenças causadas por micro-organismos também são frequentes, pois o sistema imunológico fica enfraquecido.

Provoca rigidez nas articulações, pois o liquido de lubrificação liberado nas articulações também começa a diminuir, problemas na coluna são recorrentes, nos discos intervertebrais que por sua vez são constituídos por cerca de 80% de água, servindo como uma espécie de amortecedores de impactos no corpo.

Problemas circulatórios, câimbras musculares, cansaço e prisão de ventre. Facilita a perda de músculos e ganho de gordura corporal, tomar sucos naturais, chás também são requeridos, mas nada substitui a água!

Por: Douglas de Souza