COMO PRATICAR A MEDITAÇÃO HEARTFULNESS

Meditação e Natureza é parte das postagens anteriores – Sintonia com a Natureza 1 e 2. Vejamos o próximo passo.

Máxima 3: Fixe o seu Objetivo, que deve ser a união total com Deus. Não descanse enquanto esse ideal não for alcançado.

Por que focar o pensamento e a vontade para preparar o caminho até determinado objetivo? Se a pessoa não mantiver tal objetivo em vista, seus esforços nunca terão a intensidade suficiente para garantir o êxito. Nem em assuntos materiais nem na espiritualidade.

Como um barco, que precisa de um leme para chegar ao destino. Dessa forma os numerosos turbilhões serão enfrentados com a vontade e a confiança.

Se decidimos pela espiritualidade, o ideal mais elevado será alcançar o Absoluto Infinito.

Isto é um dos deveres primordiais do ser humano. A distância entre o devoto e o Deus vai se reduzindo paulatinamente, aproximando-os cada vez mais.

Nossa vida pode ser comparada a uma ave. Ela tem duas asas, que devem ser agitadas simultaneamente. Se o pássaro quiser chegar ao seu objetivo, se uma delas for mais lenta, ele não sairá do local ou voará em círculos.

O ser humano também tem ‘duas asas’, a asa material e a asa espiritual. Se a uma delas for dada mais ênfase, a pessoa cai no materialismo. Ou, ao contrário, torna-se um sonhador dependente da ajuda dos outros.

No sentido mais amplo, o Universo quer que as pessoas vivam atendendo suas necessidades, e deixando de lado os desejos materiais, ao mesmo tempo em que desenvolve suas habilidades e potenciais, tais como as mentais, os criativos e também a percepção espiritual.

Em outras palavras, levando uma vida equilibrada para poder chegar ao grande Objetivo de Vida. Lembrando sempre o porque de estarmos neste plano de existência, que é nos aperfeiçoarmos no mais amplo sentido. Ou seja, o retorno ao Mundo Luminoso, de onde viemos.

Na prática, isto quer dizer, trabalhar honestamente para prover a si e aos seus familiares todo o sustento material, como alimentação, segurança, educação etc. E ao mesmo tempo, dedicando-se à fraternidade, à solidariedade, ao voluntarismo. Sem desejo de engrandecimento pessoal, tudo de forma discreta, lembrando o ditado: que a mão direita não saiba o que a esquerda está fazendo.

Portanto homenagear ou orar a Deus só tem sentido quando damos atenção a nós. E também a todos os demais seres humanos, que são filhos do mesmo Pai Eterno.

Referências: Comentário sobre Dez Máximas – Ram Chandra (Babuji)

                        Palestras sobre como melhorar a prática da meditação – Kamlesh D.Patel (Daaji)

                        www.heartfulness.org

Você encontrará neste blog várias informações sobre exercícios práticos de Meditação. Quais são suas técnicas, como praticar e verificar pessoalmente como elas podem melhorar tua qualidade de vida.  

Acompanhe nossas postagens e viva muito melhor! Compartilhe com amigos e familiares.

Por José Luis Cardieri