Como remover impressões (‘boas’ e ‘ruins’)
Já vimos que as chamadas ‘impressões boas’ devem ser removidas.
Se não fizermos isso, é possível que nos apeguemos profundamente a elas. Ficaremos dependentes do passado, dos antigos bons momentos, para guiar nossa vida atual. O aqui e agora. O passado não se repete. Então é suficiente guardar essas lembranças numa caixinha da memória. Sem apegos.
E quanto às chamadas ‘impressões ruins’? O que são elas?
São aquelas geradas em momentos de desequilíbrio. Isto provoca raiva, ódio, agressões, etc. Nem sempre nossa mente e nosso coração estão preparados para agir com serenidade. Parar para escutar e compreender os pontos de vistas dos outros. Pode ser até um problema de falta de empatia. O que acontece é que não podemos, muitas vezes, evitar as discussões. Elas fazem parte da natureza humana.
Mas podemos, entretanto, observar o nosso Ser Interior, nosso coração.
Passado esse momento de conflito, que tal procurar nos reconciliar conosco mesmos? E extravasar a serenidade obtida para o nosso meio ambiente, para as outras pessoas?
O importante é não guardar mágoas no coração. Ele deve acolher apenas o amor.
Vejamos: de que vale guardar rancores contra as pessoas e contra o mundo? Só aumentaremos a contrariedade que está espalhada por aí. Colocaremos mais lenha na fogueira, não é mesmo?
O passado não pode ser alterado. Mas nós podemos nos transformar, usando nossa inteligência, nosso bom senso e o amor do coração. Consequentemente, disseminaremos uma energia positiva ao nosso redor.
Se cada pessoa agir assim, sem dúvida o mundo vai melhorar. Podemos fazer nossa parte, agindo dessa forma.
Como eliminar essas impressões negativas?
Temos que fazer o propósito de não repetir os atos que são reprováveis. Nosso próprio coração diz isso. Quando essas impressões estão muito solidificadas (como samskaras), então é aconselhável procurar o auxílio de um orientador espiritual.
Nas doenças físicas o médico é quem nos orienta sobre o processo de cura. Na área espiritual quem faz esse papel é esse orientador (ou guru, conforme alguns chamam).
O orientador deve ter capacidade de removê-las. Um orientador espiritual confiável transmite a Luz Divina ao coração das pessoas. Ela, aos poucos e sutilmente, remove todas as marcas do passado. O resultado surge a longo prazo, mas é comprovável. Então a pessoa sentirá o coração mais sereno, mais harmonioso, mais leve, digamos. Para evitar uma regressão, é interessante, a todo momento, lembrar: quem somos?
Quem são as outras pessoas? Somos todos filhos de Deus, quer aceitemos isso ou não.
E assim, evoluiremos de seres humanizados para seres divinizados. Isto é, cada vez mais próximos e semelhantes ao Ser Divino.
No método Sahaj Marg, pode-se fazer todas as práticas de meditação através de Heartfulness (presença plena da Luz Divina no coração).
Referências: Os Princípios do Sahaj Marg – vol.1
Você encontrará neste blog várias informações sobre exercícios práticos de Meditação. Quais são suas técnicas, como praticar e verificar pessoalmente como elas podem melhorar tua qualidade de vida.
Acompanhe nossas postagens e viva muito melhor! Compartilhe com amigos e familiares.