Quer ter boa MEMÓRIA?

Conheça algumas dicas de alimentação que vão turbinar sua memória.

 

Tem horas que parece que dá “um branco”, e os principais vilões dessa história são o estresse e o acúmulo de obrigações que temos no dia-a-dia. Mas a boa notícia é que os alimentos naturais podem dar uma turbinada na nossa memória.

Dê uma olhada nessas dicas:


UTILIZE MAIS ÔMEGA-3: 60% do nosso cérebro é formado por gorduras insaturadas, entre elas, o famoso ômega-3, encontrado na linhaça, na prímula e nos peixes.

JÁ OUVIU FALAR DA COLINA? É uma substância que serve de matéria – prima para o nosso sistema nervoso produzir acetilcolina, substância que ajuda na memorização. Pode ser encontrada na soja e nos ovos.;

NADA DE JEJUNS LONGOS –  Quando ficamos por mais de 3 horas sem comer, a glicemia (glicose do sangue) cai muito.

Então já dá para imaginar o que o jejum prolongado pode causar!

Além de fazer o cérebro sofrer o ataque de um monte de radicais livres, ele passa a funcionar bem devagar (e é aí onde a memória falha muitas vezes).

APOSTE NOS GRÃOS INTEGRAIS –  Além de fornecerem energia para o cérebro por mais tempo, eles têm vitaminas do complexo B e minerais (como o fósforo), que fazem o nosso sistema nervoso funcionar bem (inclusive na hora de memorizar). Arroz integral, feijão, grão de bico, lentilha, aveia, milho, trigo integral são ótimas opções.

NÃO DEIXE FALTAR CROMO –  Este mineral, presente em grãos como o trigo e o arroz integrais, melhora a ação da insulina, o que é uma super vantagem não apenas para prevenir o diabetes, mas também para melhorar a ação da glicose (única fonte de energia do cérebro).

PRESERVE SEU CÉREBRO DA MELHOR MANEIRA –  Alimentos e produtos refinados, ou mesmo os que têm gorduras trans e/ou aditivos artificiais, geram muitos radicais livres, que causam envelhecimento precoce do cérebro e de outras partes do corpo.

Para preservar o cérebro e evitar problemas, dê preferência para alimentos naturais, fontes de antioxidantes (que combatem os radicais livres). Frutas, verduras e legumes frescos (de preferência, orgânicos) são ótimos! 

Por: KARIN LOUISE URENHIUKI

 

Bibliografia: www.cfn.org.br e www.maeterra.com.br