Entra pelo ouvido e sai por todo corpo
Vamos continuar nossa série de 6 postagens, sobre os benefícios da música para nosso cérebro e nosso corpo.
Você pode acompanhar as postagens, na ordem, clicando nos links abaixo:
Você sabia que a música estimula a coordenação motora?
Por exemplo: se você precisa fazer uma atividade com movimentos autônomos, como a caminhada, ela pode ser sua melhor companhia para produzir música. É preciso uma ação motora e quando ouvimos o instrumento, temos uma reação muito parecida com aquela de fazer o som do instrumento.
Então, mesmo que você não esteja tocando um tambor, o seu corpo está se preparando para fazer um movimento de percussão, por isso você bate o pé.
Toda ação de tocar vem dos movimentos evolutivos da expressão humana de fazer sons, e ainda que você não tenha um instrumento, possui esses movimentos na memória e na práxis sonora.
O mesmo vale para a voz. Ao ouvir Tim Maia por exemplo, sua garganta se prepara de uma forma motora específica, como se você fosse usar um vozeirão.
A canção é o estímulo sensorial que não entra em contato com o ser humano apenas pela audição, podendo também atuar por meio de outros sentidos.
A música é uma energia, por isso também é possível ser transmitida ao nosso organismo por meio de vibração, por isso ela consegue causar grandes efeitos em pessoas com deficiência auditiva.
Continue acompanhando nosso site, pois publicaremos a continuidade deste assunto.