Desidratação
A desidratação é um problema que provavelmente não é novidade para maioria das pessoas. Mesmo assim crescem os casos de complicações causadas pela desidratação.
Devido a correria do dia-a-dia os indivíduos esquecem de tomar água, além de muitas vezes não terem tempo para comer.
Mas nesse artigo vamos falar exclusivamente da desidratação e suas complicações.
A água tem de ser consumida o ano inteiro, principalmente nas estações mais quentes.
Como agora estamos no verão, tende a aumentar a temperatura, facilitando a perda de líquidos através do suor. Por isso temos que repor os líquidos perdidos.
Nosso corpo em média é constituído de 70% de água, sendo que quanto mais jovem é o individuo este número é maior, podendo um bebê recém nascido ter 90% de água no corpo e uma pessoa de 90 anos podendo chegar a 60% de água no corpo ou menos, por ter facilidade maior de desidratar.
E o que agrava mais este quadro, é que, com o passar das décadas a sensação de sede diminui, por tanto a importância de idosos tomarem água mesmo sem sede.
A água tem diversas funções no corpo e vamos citar algumas mais importantes.
O que a desidratação ocasiona
A desidratação pode ocasionar dor de cabeça, um dos primeiros sinais de desidratação que geralmente as pessoas ignoram, facilidade em obter viroses e/ou doenças causadas por microorganismos por fragilizar o sistema imunológico.
Provocar ou facilitar rigidez nas articulações, porque, o liquido de lubrificação liberado nas articulações diminui, facilitar problemas na coluna, onde se encontra os discos intervertebrais que são constituídos cerca de 80% de água, que são para amortecer os impactos.
Facilita ter problemas circulatórios, prisão de ventre, cansaço e câimbras musculares, facilita a perda de músculo e ganho de gordura corporal.
Tomar sucos naturais, chás também são bem vindos, mas nada substitui a água, repetimos, nada substitui a água.
Portanto, bebam água!!!
CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS PUBLICAÇÕES GRATUITAMENTE
Por: Douglas de Souza