Como seria o caminho que, se quisermos, pode nos reconduzir à Fonte Suprema?

Trata-se de uma escolha pessoal. Primeiro, precisamos decidir o objetivo que queremos alcançar.

Vamos tratar neste espaço de uma proposta de jornada interior chamada HEARTFULNESS. Podemos entender esta palavra como sendo a presença plena da Luz Divina dentro do nosso coração.

O primeiro passo dessa jornada é ter certeza do objetivo que queremos alcançar. Seria ter uma vida material tranquila? Ter fama e poder? Obter autoridade para dominar e manipular pessoas e grupos? Se for assim, esta não é a jornada adequada.

Mas se o objetivo for alcançar a perfeição interna para nos aproximar da Fonte Primordial, deixando em segundo plano os aspectos puramente materiais da vida, então HEARTFULNESS pode ser uma boa escolha.

Atualmente, a meditação tem se distanciado do conceito místico, algo para poucos escolhidos de classes privilegiadas. Antes, as pessoas precisavam se afastar da sociedade e viver monasticamente num lugar retirado. Distanciavam-se dos afazeres cotidianos, longe da família. As mulheres eram excluídas desse grupo seleto. Hoje, meditar é um exercício prático que atende a qualquer pessoa.

Quem decide pela proposta HEARTFULNESS pode praticar em passos simples, dentro do ambiente familiar e social que frequenta.

O professor Kamlesh D.Patel, também conhecido como Daaji, propõe que experienciemos algumas práticas. Assim, nós mesmos podemos avaliar os resultados que são produzidos em nossos corações. Portanto, trabalhamos com algo que é natural nos seres humanos. A meditação procura ajudar as pessoas a encontrar suas características naturais.

As práticas são basicamente as seguintes:

 

1 – Meditação Matinal –  quando procuramos nos encontrar em nossos próprios corações. Fazemos uma pausa na corrente de pensamentos, isto é, deixamos de lado, provisoriamente, as preocupações diárias. Durante alguns minutos, focamos nossa atenção em nosso coração, imaginando que uma Luz Divina está em seu interior.  Se possível, essa condição deveria ser conservada durante as atividades diárias. Ou seja, quando pudermos, lembremos dessa Luz no coração.

2 – À noite – podemos fazer um exercício de rejuvenescimento. Ou seja, deixando que as coisas que aconteceram durante o dia, saiam do nosso corpo. Assim, abrimos espaço em nosso coração para que a Luz Divina ocupe esse vazio. Neste exercício de purificação não vamos pensar nas coisas que aconteceram durante o dia. Sejam as coisas ‘boas’ como as ‘não boas’. Simplesmente fazemos o propósito de nos livrarmos delas. Tal como quando tomamos uma ducha e não nos preocupamos com as coisas que estão saindo de nossa pele. Com isso recuperamos nossas energias para ter uma noite tranquila.

3 – Antes de dormir, fazemos o 3o. exercício. É uma oração na qual não pedimos nada.  Simplesmente dirigimos nosso pensamento ao Senhor Supremo reconhecendo nossas falhas. Fazendo o propósito, a nós mesmos, de não repeti-las. É com esse ato de humildade que assumimos nossa condição humana. Um compromisso de evoluir espiritualmente.  Desejando nos aproximar cada vez mais de um nível divinizado. Nunca seremos Deus, mas com isso estaremos, como filhos, sempre mais próximos Dele.

Essas práticas podem ser feitas por qualquer pessoa interessada no desenvolvimento do lado espiritual, sem deixar de lado o aspecto material de nossa vida.

“A alma é o instrumento de alegria.

Não! É alegria em si, e não pode existir

sem êxtase e felicidade “.
Ram Chandra de Fatehgarh (Lalaji)

Você encontrará neste blog várias informações sobre exercícios práticos de Meditação. Quais são suas técnicas, como praticar e verificar pessoalmente como elas podem melhorar sua qualidade de vida.  

Acompanhe nossas postagens e viva muito melhor! Compartilhe com amigos e familiares.

Acesse também: www.heartfulness.org

Por José Luis Cardieri