Ao fazermos as práticas diárias fundamentais, recebemos e absorvemos a Energia Divina. Ou seja, meditação, rejuvenescimento e oração. É uma energia muito sutil. Mas nem por isso menos poderosa. Conforme diz o orientador espiritual Ram Chandra, ela contém um poder sem poder.
E o que podemos fazer com essa energia?
Comecemos abordando o conceito de Mestre Interior. Nosso Mestre Interior é a interiorização de Deus no coração.
Somos uma partícula do Ser Divino (o Grande Mestre) e as qualidades divinas já estão conosco. Preparamos o nosso coração e a Luz Divina o preenche. Assim, podemos assumir a condição de sermos nosso próprio Mestre Interior. Adquirimos autonomia para decidir o que fazer de nossas vidas. O melhor ou o pior.
Para usufruir da Energia Divina, devemos manter a recordação constante. Isto significa permanecer em contato permanente com a ideia de Deus. Em todos os momentos das nossas atividades mentais, físicas e espirituais. Não apenas quando estamos aflitos e angustiados. A prática e a experiência provam que este processo é muito fácil. Todas as pessoas conseguem fazer, apesar de tantas preocupações e compromissos.
Conheça algumas dicas para você começar bem o dia.
Comece pensando que o Ser Divino, através do teu Mestre Interior, faz todas as rotinas diárias:
Pela manhã, imagine que é Ele quem está tomando o café, por exemplo. E o teu Mestre Interior está te orientando. Você deve escolher os melhores tipos de alimento pra seu café da manhã, que é a refeição mais importante do dia. E deve dimensionar a qualidade e se possível a qualidade dos alimentos, isso representará a as qualidade de vida!
Quando sair de casa, seja a pé ou com algum veículo, você enfrentará problemas de trânsito. Surgem situações como: dificuldade para pegar o ônibus, o aperto das pessoas etc. Se estiver dirigindo, outros motoristas, imprudentes, podem deixá-lo enervado.
Se não mantiver a condição de equilíbrio, você provavelmente reagirá agressivamente, diferente do que nos propusemos a fazer com nossa mudança interior e serenidade obtida pela meditação.
Ouça o teu Mestre Interior sobre como agir nessas situações! Lembre-se que o outro passageiro, ou o motorista ou o pedestre, são seres humanos como você, com qualidades, defeitos, momentos de depressão, angústia, problemas na família ou no trabalho e assim por diante.
Desenvolva a empatia.
Na próxima postagem você conhecerá outras ações. Elas podem fazer um dia gratificante.
Uma dica importante é antes de começar a agir, nessas e em outras circunstâncias, respire fundo, oxigene os neurônios, tranquilize o coração, por alguns minutos. Assim, você estará constantemente conectado com o teu Mestre Interior, vale dizer, a todo momento do dia.
Experimente fazer isso. Você perceberá que a sua qualidade de vida vai melhorar substancialmente.
Recordação Constante nos lembra quem realmente somos.
“Não lhe peço que se desprenda do mundo, mas apenas que trate tudo com o pensamento consciente do Divino” (Lalaji).
Nas próximas postagens você terá mais exercícios para ter um dia gratificante e outros assuntos. Veja também as postagens anteriores.
Referências: Fundamentos da Sadhana do Sahaj Marg
Bem vindo ao Sahaj Marg
O Caminho Natural
Manual de Meditação Sahaj Marg
www.heartfulness.org
Você encontrará neste blog várias informações sobre exercícios práticos de Meditação. Quais são suas técnicas, como praticar e verificar pessoalmente como elas podem melhorar tua qualidade de vida.
Acompanhe nossas postagens e viva muito melhor! Compartilhe com amigos e familiares.