Sabemos que o nosso Ser Interior, ou Mestre Interior, é a internalização do Ser Divino. Somos uma partícula desse Grande Mestre, que nos concede autonomia e liberdade para agir. Por isso fazemos meditação.

As conseqüências são de responsabilidade do Homem. O Ser Humano pode decidir assumir esta responsabilidade. Então ele se torna o Mestre do próprio destino. Ou seja, o Mestre Interior orienta o Ser Humano para tomar as melhores decisões. Que são aquelas que visam levá-lo ao Grande Objetivo. Isto é, o retorno ao Lar Divino, de onde veio.

Nem sempre ouvimos e seguimos as dicas do Mestre Interior. Nosso Ego, às vezes, se sobrepõe e nos leva a agir de forma incoerente. O resultado são pensamentos e ações que dificultam nosso progresso espiritual e, mesmo, material.

Lembre que não existem pensamentos e ações certos ou errados. Apenas aqueles que ajudam ou dificultam nosso progresso espiritual. Isto pode se refletir na vida material.

Mais algumas dicas para um dia gratificante

No local do trabalho (como chefe ou subordinado) ou na escola (como professor, diretor, aluno, colega), por exemplo. Como você desempenha esses papéis? De modo equilibrado, conforme a condição obtida na meditação matinal? Ou é agressivo, possessivo, egoísta?

Como o Mestre Interior (ou consciência) o aconselha a agir?

No convívio social, você se sente integrado no grupo? Participa das conversas, troca opiniões educadamente, respeita os outros pontos de vista?  Ou é um “aparecido” exibicionista? Deprimido ou alegre? O Mestre Interior concorda com essas atitudes?

À noite ao encontrar a família, você aceita que essas pessoas foram confiadas por Deus a você? Para ajudá-las a crescer, e se desenvolver como seres humanos respeitáveis? Ou apenas seres que você domina, agindo possessivamente?

Mas não se julgue.

Apenas observe suas atitudes e comportamentos. São coerentes com aquilo que você se propõe a fazer para o auto desenvolvimento? Será que reverterão no desenvolvimento dos grupos e da própria humanidade?

Lembre se que ao melhorar como Ser Humano, a própria humanidade também evolui.

Antes de agir, em qualquer circunstância, procure relaxar. Oxigene os neurônios, tranquilize o coração, por alguns minutos. Assim, você estará constantemente conectado com o Mestre Interior.

Vale dizer que a todo momento do dia você precisa estar relaxado.

O ego

O Ego é afetado por pensamentos, ações, omissões. Fatos que surgem no interior da pessoa e do mundo exterior. São chamados de impressões, que precisam ser eliminadas.

Como? Através do processo de rejuvenescimento. O acúmulo de impressões resulta na formação de samskaras. Eles direcionam nossas decisões, tirando nossa autonomia. Isso provoca desequilíbrio na mente e no coração.

Para reduzir a formação de impressões e samskaras, a recordação do amor constante é uma excelente solução (pensando no Divino, você fica sem tempo para pensar em inutilidades).

A pessoa dá um passo importante na evolução quando pratica a recordação do amor constante sem perceber! Algo que ocorre automaticamente!

Experimente fazer isso. Você perceberá que a qualidade de vida vai melhorar substancialmente!

Nas próximas postagens você terá exercícios para evitar e reduzir impressões e samskaras e outros assuntos. Veja também as postagens anteriores.

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS PUBLICAÇÕES GRATUITAMENTE

Você encontrará neste site várias informações sobre exercícios práticos de Meditação. Quais são suas técnicas, como praticar e verificar pessoalmente como elas podem melhorar sua qualidade de vida.  

Acompanhe nossas postagens e viva muito melhor! Compartilhe com amigos e familiares.

Referências:  Fundamentos da Sadhana do Sahaj Marg

Bem vindo ao Sahaj Marg

O Caminho Natural

Manual de Meditação Sahaj Marg

www.heartfulness.org

 

Por José Luis Cardieri