Como remover impressões boas e ruins

Sabemos que todas as impressões, se não forem eliminadas, se acumulam.

Terminam por se solidificar e se tornam um estorvo em nossas vidas.

Mas, temos que nos desfazer também das boas impressões? Esquecer os momentos felizes, as situações alegres, por exemplo?

Seria talvez mais aceitável pensar nas impressões ruins. Elas é que deveriam ser eliminadas!mm

Porém, tanto as boas como as ruins se solidificam. Transformam-se em samskaras, que direcionam nossas vidas. E assim perdemos nossa autonomia. Nosso aqui e agora fica comprometido com o passado.

As chamadas impressões boas podem ficar como recordações. 

Mas não podemos nos apegar a elas. As situações que as geraram não se repetirão. Mas se as fixarmos em nossas mentes e corações, causarão expectativas.

A correnteza da vida.

Como não se repetirão, isso levará às frustrações. O filósofo Heráclito afirmou que ninguém atravessa um rio duas vezes. Pois tudo nele se modifica em questão de segundos. A água, sua temperatura, a força da correnteza, portanto torna-se outro rio. E assim também os bons momentos da vida. Nunca se repetirão, pois nós mudamos. As outras pessoas mudam. As situações se transformam. Por isso devemos criar novas situações e então vive-las.

Então não podemos nos apegar, ter nostalgia dos tempos passados. Ainda que ocorridos há poucos segundos.

Assim, temos que rejuvenescer constantemente.

Como? Purificando nossa alma. Mas, dificilmente alguém, por si só, consegue fazer essa limpeza. Tal como quando estamos doentes. Não é recomendável contar com a assistência ou apoio de um médico, por exemplo? O orientador espiritual, ou guru, age como um médico da alma. Ele trata do interior do nosso Ser Interior.

Ele removerá toda nossa densidão acumulada.

Para evitar a repetição desse ciclo, um caminho é praticar a meditação espiritual. Através dela recebemos a Luz Divina no nosso coração. E evita que seja ocupado por pensamentos inadequados e perniciosos.

No método Sahaj Marg, pode-se praticar através de Heartfulness (presença plena da Luz Divina no coração). Na próxima postagem vamos conhecer mais sobre este assunto. Veja também as anteriores.

Você encontrará neste blog várias informações sobre exercícios práticos de Meditação. Quais

são suas técnicas, como praticar e verificar pessoalmente como elas podem melhorar  a sua

qualidade de vida.

 Referências: Os Princípios do Sahaj Marg – vol.1

www.heartfulness.org

Acompanhe nossas postagens e viva muito melhor! Compartilhe com amigos e familiares. 

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS PUBLICAÇOES GRATUITAMENTE

 

Por José Luis Cardieri